sábado, 28 de março de 2009

Lógica

Se A=B e B=C, logo A=C. Essa é uma demonstração do que entendemos por lógica, uma conveniente definição para lógica é o estudo do ''raciocínio correto'', ou seja, processo pelo qual se obtem conclusões a partir de fatos ou suposições.
O desenvolvimento da lógica teve em Aristóteles (Clássico), Boole (Moderno) e Frege (Moderno) três grandes contribuintes.
No período clássico temos em Aristóteles o pai da ciência lógica cuja essência era o silogismo (forma de argumento válido). A obra que reúnem todos os seus escritos sobre lógica é denominada ''Organon'' (''Instrumento da Ciência'').
Um exemplo de lógica aristotélica é:
*Todo planeta é quadrado

*A terra é um planeta
*Logo, a Terra é quadrada.
Mesmo que se saiba que a Terra não é quadrada para esse tipo de lógica, denominada dedutiva, isso não importa, o que importa é a coerência do raciocínio.

Também foi elaborada por Aristóteles a lógica indutiva, observe o exemplo:
*A baleia, o homem e o cãozinho são mamíferos
*A baleia, o homem e o cãozinho mamam
*Logo os mamíferos mamam.
Um enunciado universal é obtido a partir de enunciados singulares.
No período moderno temos grande contrição de George Boole e Gotlob Frege.
Em sua obra ''Mathematical Analysis of Logic'' (''Análise Matemática da Lógica''), Boole tratou da lógica como um cálculo com símbolos algébricos, sendo, portanto introdutor da Lógica Matemática, também chamada de Álgebra Booleana. Ela é fundamentada em dois valores: Verdadeiro (1) ou falso (0) para uma dada proposição. Além de ser base para a teoria dos conjuntos, a álgebra booleana é fundamental na informática. Outras contribuições desse autor foram por fim as limitações da lógica aristotélica, ao afirmar que existe uma infinidade de raciocínios válidos da mesma forma que existe uma infinidade de raciocínios inválidos.
Em ''Begriffsschrift'' (''Conceitografia''), Frege pretendeu formalizar a lógica, em outras palavras, o mesmo mostra que a aritmética era idêntica à lógica.
No conjunto de suas obras Frege introduz a função proposicional, o uso de quantificadores e a formação das regras de interferência primitiva, ocupando, portanto um lugar de destaque no desenvolvimento da lógica.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Apresentação

Olá, meu nome é Thiago Felipe sou discente do curso Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe.
A área de informática desde cedo me fascinou, após ter o primeiro contato com um computador eu tinha certeza de que essa é minha vocação.
Desde os quinze anos eu tinha em mente prestar vestibular para esse curso, ano passado colhi o resultado de meus esforços e agora aqui estou fazendo algo que gosto.
O primeiro dia foi algo que ficou marcado, pois foi nesse dia que tivemos a primeira de três palestras ministradas pela professora Leila, ela tratou de explicar o perfil dos cursos da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação), detalhou o perfil do nosso curso, além de situar o aluno na instituição, por exemplo, o que é o Daa, Calicomp, Softeam,Dcomp.
No post abaixo, expliquei o que é Calicomp, Softeam e demais estruturas da universidade.
Bem por enquanto é isso, espero poder contribuir mais com assuntos referentes ao que estou me dispondo a fazer nesse blog, obrigado pela atenção e até o próximo post.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Estrutura Organizacional

Visão Geral:

Na condição de instituição pública de ensino superior, a Universidade Federal de Sergipe procura comprometer-se com a sociedade sergipana de maneira a se identificar com a mesma e de ouvir seus anseios, em outras palavras, a UFS tem por finalidade o comprometimento com o desenvolvimento do estado de Sergipe.
Para cumprir com o que se propõe, a mesma assume uma postura de crescimento, que se traduz na ampliação de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e na diversificação da oferta de serviços prestados à comunidade.
De acordo com as aspirações da sociedade sergipana, a UFS optou por oferecer nas diversas áreas do conhecimento humano cursos de graduação e pós-graduação que proporcionam ao discente uma sólida formação no que se refere à pesquisa, dessa forma a UFS se desenvolve correspondendo à demanda local de impulsionar os desenvolvimentos tecnológicos, científicos e culturais.

Estrutura Organizacional:

A universidade é constituída por dois subsistemas interdependentes: o Subsistema de Administração Geral (SAG) e o Subsistema de Administração Acadêmica (SAA).
O primeiro é formado por três órgãos: o Conselho Universitário (CONSU), responsável pela parte administrativa e pela política universitária; o Conselho de Ensino e Pesquisa (CONEP), responsável por questões relativas ao ensino, pesquisa e extensão; e a reitoria, órgão diretivo e executivo da UFS.
A reitoria contempla os seguintes órgãos:
*Gabinete do Reitor
*Gabinete do Vice-reitor
*Pró-Reitoria de Graduação
*Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
*Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
*Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
*Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
*Pró-Reitoria de Recursos Humanos
*Pró-Reitoria de Administração
*Gerência de Recursos Humanos
*Procuradoria Geral
*Prefeitura do Campus Universitário.
O aluno relaciona-se a essas reitorias através do DAA, ela é uma constante na vida do universitário, lá o mesmo resolve todos os assuntos acadêmicos.
O SAA contempla os conselhos de centro e os conselhos de departamento; os quatro centros, que possuem um total de vinte e sete departamentos, além de ser contemplar sete órgãos suplementares.
Segue discriminados abaixo: os centros e os órgãos suplementares, respectivamente

Centro de Ciências Exatas e
Tecnologia:

*Departamento de Engenharia Civil
*Departamento de Engenharia Química
**Departamento de Ciências da
Computação e Estatística
*Departamento de Física
*Departamento de Matemática
*Departamento de Química

**
Esse departamento atualmente é separado do de estatística, portanto hoje temos o Dcomp (formado pelos docentes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação) e o Departamento de Estatística.

Centro de Ciências Sociais
Aplicadas:

*Departamento de Administração
*Departamento de Ciências Contábeis
*Departamento de Direito
*Departamento de Economia
*Departamento de Serviço Social

Centro de Ciências Biológicas e da
Saúde:

*Departamento de Biologia
*Departamento de Educação Física
*Departamento de Enfermagem e Nutrição
*Departamento de Engenharia Agronômica
*Departamento de Fisiologia
*Departamento de Medicina
*Departamento de Morfologia
*Departamento de Odontologia

Centro de Educação e de Ciências
Humanas:

*Departamento de Artes e Comunicação
*Departamento de Ciências Sociais
*Departamento de Educação
*Departamento de Filosofia
*Departamento de Geografia
*Departamento de Letras
*Departamento de História
*Departamento de Psicologia.

Órgãos Suplementares:

*Biblioteca Central
*Centro de Processamento de Dados
*Centro Editorial e Audiovisual
*Colégio de Aplicação
*Hospital Universitário
*Museu do Homem Sergipano
*Restaurante Universitário.

Computação:

Os cursos na área de computação fazem parte do Departamento de computação (Dcomp), este conta com duas entidades estudantis: o Centro Acadêmico Livre de Computação (Calicomp) e a Software Team (Softeam). O primeiro representa uma espécie de ''ponte'' entre o aluno e a instituição, ou seja, funciona como representantes dos alunos de computação junto aos órgãos colegiados da UFS; o segundo é uma empresa júnior formada por alunos do curso Ciência da Computação, esta entidade tem como principal objetivo a integração entre os alunos do curso e o mercado de trabalho, proporcionando-lhes experiência no uso e estudo de tecnologias utilizadas pelo mercado, além das experiências administrativas e comerciais.
Diferentemente de Medicina e Direito, a área de computação não é regulamentada em termos profissionais, isso é assunto de discussão na Sociedade Brasileira de Computação (SBC), esta é uma entidade sem fins lucrativos formada por estudantes e profissionais que atuam em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico na área de computação.
Após diversos debates sobre as vantagens e desvantagens da regulamentação, a SBC posicionou-se sobre a questão formulando os seguintes princípios que devem ser observados caso a área venha a se tornar regulamentada:

*Exercício da profissão de informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal
*Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima
*A área deve ser auto-regulada.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Estrutura institucional do Curso

O curso Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe tem como objetivo geral formar profissionais capazes de atuar no desenvolvimento científico e tecnológico da computação, utilizando-se do computador no processamento de dados para fins técnicos e administrativos, com uma visão crítica perante problemas relativos à profissão e com uma formação sólida diante das responsabilidades sociais e políticas.

Objetivos Específicos:


*
Tornar possível uma formação interdisciplinar, que proporcione ao graduando uma sólida formação em Linguagens de Programação, Matemática, Hardware, Engenharia de Software, Banco de Dados, Redes de Computadores, Computação Inteligente, Computação Teórica e Algoritmos, Computação Distribuída, Informática e Educação e Sistemas de Informação.
* Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos de Ciência da Computação, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.
* Propiciar o desenvolvimento da cidadania por meio do conhecimento, uso e produção histórica dos direitos e deveres do cidadão
* Desenvolver a capacidade de solucionar problemas, liderar, tomar decisões e adaptar-se a novas situações.
* Discutir a realidade sócio-econômica para adotar uma postura crítica construtiva na prática profissional.

Perfil Profissional:

O perfil profissional do bacharel em ciência da computação é identificar problemas, propor soluções inovadoras ou melhorar as já existentes, tornando-as funcionais no que se refere à efetivação de projetos que envolvam tecnologia. Seu trabalho requer uma contínua interação com o desenvolvimento tecnológico, visando desenvolver novos conhecimentos e técnicas computacionais.
O egresso tem domínio sobre:

* Racionalização e automação de rotinas administrativas das organizações, e no suporte aos seus sistemas de controle operacional e gerencial, através da análise, projeto e implementação de sistemas;

* Aplicações técnicas ou científicas que envolvem modelos matemáticos capazes de serem resolvidos numericamente pelo computador, e,

* Construção de software e de outros projetos complexos no processamento das informações.


Competências e Habilidades:

* Desenvolver trabalhos na área de racionalização e automação de rotinas administrativas das organizações, e no suporte aos seus sistemas de controle operacional e gerencial, através da análise, projeto e implementação de sistemas.
* Desenvolver trabalhos em aplicações técnicas ou científicas que envolvem modelos matemáticos capazes de serem resolvidos numericamente pelo computador.
Desenvolver projetos de construção de software e de outros projetos complexos no processamento das informações.
* Selecionar software ou hardware adequados às necessidades empresariais, administrativas de ensino e de pesquisa.

* Atualizar-se constantemente, visando acompanhar o estado da arte.

* Desenvolver trabalhos em grupo e de disseminar o conhecimento na área de computação.

* Dedicar-se a atividades de pesquisa científica.

* Empreender no setor de informática.

* Possuir visão humanística crítica e consistente com sua atuação profissional e respeitar os princípios éticos da área de computação.


Informações Estruturais:


* Turno: Diurno

* Duração:

Mínima: 4 anos

Máxima 7 anos

* Total de créditos: 324

Obrigatórios: 182
Optativos: 52
* Carga Horária: 3150 horas


Carreira Profissional
:

Há um leque de opções profissionais entre elas podemos destacar:
*Analista de Sistemas
*Gestor de Informática
*Analista de Suporte
*Engenheiro de Computação

Carreira Acadêmica: (Bolsas financiadas pelo Governo Federal)

*Bolsas da ufs
-Monitoria
*Financiadores: CNPQ (MCT) e CAPES (MEC)
-Iniciação Científica (A partir do terceiro ano de curso, Bolsa de 300 reais, prazo: 2 anos)
-Mestrado (Bolsa de 1200 reais, prazo: 2 anos)
-Doutorado (Bolsa de 1800 reais, prazo: 4 anos)

Fonte: www.dcomp.ufs.br