O curso Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe tem como objetivo geral formar profissionais capazes de atuar no desenvolvimento científico e tecnológico da computação, utilizando-se do computador no processamento de dados para fins técnicos e administrativos, com uma visão crítica perante problemas relativos à profissão e com uma formação sólida diante das responsabilidades sociais e políticas.
Objetivos Específicos:
* Tornar possível uma formação interdisciplinar, que proporcione ao graduando uma sólida formação em Linguagens de Programação, Matemática, Hardware, Engenharia de Software, Banco de Dados, Redes de Computadores, Computação Inteligente, Computação Teórica e Algoritmos, Computação Distribuída, Informática e Educação e Sistemas de Informação.
* Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos de Ciência da Computação, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.
* Propiciar o desenvolvimento da cidadania por meio do conhecimento, uso e produção histórica dos direitos e deveres do cidadão
* Desenvolver a capacidade de solucionar problemas, liderar, tomar decisões e adaptar-se a novas situações.
* Discutir a realidade sócio-econômica para adotar uma postura crítica construtiva na prática profissional.
Perfil Profissional:
O perfil profissional do bacharel em ciência da computação é identificar problemas, propor soluções inovadoras ou melhorar as já existentes, tornando-as funcionais no que se refere à efetivação de projetos que envolvam tecnologia. Seu trabalho requer uma contínua interação com o desenvolvimento tecnológico, visando desenvolver novos conhecimentos e técnicas computacionais.
O egresso tem domínio sobre:
* Racionalização e automação de rotinas administrativas das organizações, e no suporte aos seus sistemas de controle operacional e gerencial, através da análise, projeto e implementação de sistemas;
* Aplicações técnicas ou científicas que envolvem modelos matemáticos capazes de serem resolvidos numericamente pelo computador, e,
* Construção de software e de outros projetos complexos no processamento das informações.
Competências e Habilidades:
* Desenvolver trabalhos na área de racionalização e automação de rotinas administrativas das organizações, e no suporte aos seus sistemas de controle operacional e gerencial, através da análise, projeto e implementação de sistemas.
* Desenvolver trabalhos em aplicações técnicas ou científicas que envolvem modelos matemáticos capazes de serem resolvidos numericamente pelo computador. Desenvolver projetos de construção de software e de outros projetos complexos no processamento das informações.
* Selecionar software ou hardware adequados às necessidades empresariais, administrativas de ensino e de pesquisa.
* Atualizar-se constantemente, visando acompanhar o estado da arte.
* Desenvolver trabalhos em grupo e de disseminar o conhecimento na área de computação.
* Dedicar-se a atividades de pesquisa científica.
* Empreender no setor de informática.
* Possuir visão humanística crítica e consistente com sua atuação profissional e respeitar os princípios éticos da área de computação.
Informações Estruturais:
* Turno: Diurno
* Duração:
Mínima: 4 anos
Máxima 7 anos
* Total de créditos: 324
Obrigatórios: 182
Optativos: 52
* Carga Horária: 3150 horas
Carreira Profissional:
Há um leque de opções profissionais entre elas podemos destacar:
*Analista de Sistemas
*Gestor de Informática
*Analista de Suporte
*Engenheiro de Computação
Carreira Acadêmica: (Bolsas financiadas pelo Governo Federal)
*Bolsas da ufs
-Monitoria
*Financiadores: CNPQ (MCT) e CAPES (MEC)
-Iniciação Científica (A partir do terceiro ano de curso, Bolsa de 300 reais, prazo: 2 anos)
-Mestrado (Bolsa de 1200 reais, prazo: 2 anos)
-Doutorado (Bolsa de 1800 reais, prazo: 4 anos)
Fonte: www.dcomp.ufs.br
Objetivos Específicos:
* Tornar possível uma formação interdisciplinar, que proporcione ao graduando uma sólida formação em Linguagens de Programação, Matemática, Hardware, Engenharia de Software, Banco de Dados, Redes de Computadores, Computação Inteligente, Computação Teórica e Algoritmos, Computação Distribuída, Informática e Educação e Sistemas de Informação.
* Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos de Ciência da Computação, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.
* Propiciar o desenvolvimento da cidadania por meio do conhecimento, uso e produção histórica dos direitos e deveres do cidadão
* Desenvolver a capacidade de solucionar problemas, liderar, tomar decisões e adaptar-se a novas situações.
* Discutir a realidade sócio-econômica para adotar uma postura crítica construtiva na prática profissional.
Perfil Profissional:
O perfil profissional do bacharel em ciência da computação é identificar problemas, propor soluções inovadoras ou melhorar as já existentes, tornando-as funcionais no que se refere à efetivação de projetos que envolvam tecnologia. Seu trabalho requer uma contínua interação com o desenvolvimento tecnológico, visando desenvolver novos conhecimentos e técnicas computacionais.
O egresso tem domínio sobre:
* Racionalização e automação de rotinas administrativas das organizações, e no suporte aos seus sistemas de controle operacional e gerencial, através da análise, projeto e implementação de sistemas;
* Aplicações técnicas ou científicas que envolvem modelos matemáticos capazes de serem resolvidos numericamente pelo computador, e,
* Construção de software e de outros projetos complexos no processamento das informações.
Competências e Habilidades:
* Desenvolver trabalhos na área de racionalização e automação de rotinas administrativas das organizações, e no suporte aos seus sistemas de controle operacional e gerencial, através da análise, projeto e implementação de sistemas.
* Desenvolver trabalhos em aplicações técnicas ou científicas que envolvem modelos matemáticos capazes de serem resolvidos numericamente pelo computador. Desenvolver projetos de construção de software e de outros projetos complexos no processamento das informações.
* Selecionar software ou hardware adequados às necessidades empresariais, administrativas de ensino e de pesquisa.
* Atualizar-se constantemente, visando acompanhar o estado da arte.
* Desenvolver trabalhos em grupo e de disseminar o conhecimento na área de computação.
* Dedicar-se a atividades de pesquisa científica.
* Empreender no setor de informática.
* Possuir visão humanística crítica e consistente com sua atuação profissional e respeitar os princípios éticos da área de computação.
Informações Estruturais:
* Turno: Diurno
* Duração:
Mínima: 4 anos
Máxima 7 anos
* Total de créditos: 324
Obrigatórios: 182
Optativos: 52
* Carga Horária: 3150 horas
Carreira Profissional:
Há um leque de opções profissionais entre elas podemos destacar:
*Analista de Sistemas
*Gestor de Informática
*Analista de Suporte
*Engenheiro de Computação
Carreira Acadêmica: (Bolsas financiadas pelo Governo Federal)
*Bolsas da ufs
-Monitoria
*Financiadores: CNPQ (MCT) e CAPES (MEC)
-Iniciação Científica (A partir do terceiro ano de curso, Bolsa de 300 reais, prazo: 2 anos)
-Mestrado (Bolsa de 1200 reais, prazo: 2 anos)
-Doutorado (Bolsa de 1800 reais, prazo: 4 anos)
Fonte: www.dcomp.ufs.br
cara ta muito bom, parabens!!
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