domingo, 21 de junho de 2009

Educação e tecnologia da informação


Que postura deve adotar o professor da área de tecnologia da informação?
Antes que adentremos nessa questão é conveniente conhecermos o que a tecnologia da informação representa para o ambiente educacional, que desafios surgem para o docente do terceiro milênio?
As relações que o homem estabeleceu com o meio sempre foram mediadas pelo uso de tecnologias e no século XXI o agente transformador das relações sociais está no desenvolvimento da informática, ela de fato se tornou indispensável para o nosso convívio.
A possibilidade de resolver problemas do quotidiano dispondo da internet bem como serviços de telefonia celular revolucionou a vida de muitos, sendo inegáveis os benefícios provocados por estas e o reconhecimento de que a informática é uma área invasiva.
E o que isso implica na educação? Como anteriormente citado: a informática é uma área invasiva e as mudanças que esta através de novos recursos na comunicação provoca no sistema educacional são intensas, sendo necessárias reformulações nos modelos pedagógicos, humanos e profissionais.
Inicialmente faz-se fundamental desmistificar a ideia de que a instituição de ensino é a única responsável pelo aprendizado do discente, no dia-a-dia a informação é obtida de diversas fontes e aí entra a participação da informática como uma importante ferramenta no aprendizado e é nessa que reside um desafio: a correspondência que deve existir entre ensino, aprendizagem e tecnologia.
Como a informação pode ser obtida em diversas fontes então a relação entre esta e o discente passa a não ser mais hierárquica, o papel do professor não é o de detentor de todo conhecimento necessário e sim o de mediador do processo de aprendizagem.
Nesse âmbito, o modelo educacional clássico encontra dificuldades à sua sobrevivência, pois o grande volume de informações que é possível adquirir representa um fator contra o velho método de ensino já que este não consegue produzir no indivíduo o aprendizado necessário à sua formação.
No mundo globalizado, a formação do indivíduo é feita de forma geral, em outras palavras, o que importa é a máxima exploração de sua capacidade cognitiva e isso é possível com a produção de conhecimento, sendo mais uma vez reconhecida a importância da tecnologia da informação como uma agregada nos pilares da educação.
Parece que a tecnologia substituirá o professor, é por causa dessa ideia que muitos demonstram ser avessos a ela, mas a mesma não o fará pelo contrário ela será uma grande aliada no processo de ensino e para que a mesma se torne uma ferramenta eficiente nesse processo é de suma importância que o professor da área de tecnologia da informação adote a postura de mediador, uma vez que em cada um de seus alunos exista um trabalho em que as todas suas habilidades cognitivas sejam muito bem exploradas, surgirão gerações de profissionais aptos a retornar à sociedade serviços e produtos de alta qualidade no que se refere a tecnologia da informação.

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