sexta-feira, 12 de junho de 2009

Realidade Aumentada

Como postagem extra, pretendo apresentar uma nova tecnologia que vem chamando bastante atenção, trata-se da Realidade Aumentada (RA).
A realidade aumentada consiste numa nova interação entre o mundo virtual e o mundo real em que é possível realizar a superposição de um no outro, em outras palavras, é o potencial de projetar objetos tridimensionais de um ambiente virtual em um ambiente real, com isso a perspectiva de como uma tarefa pode ser executada é aumentada.
Essa tecnologia teve início com a substituição dos códigos de barra pelos códigos bidimensionais, a motivação da substituição foi o fato de os códigos de barra não possuírem maior capacidade de armazenamento de informações que era pretendido com a leitura destes.
Embora aparente ter relação alguma os códigos bidimensionais com realidade aumentada, eles de fato possuem, pois são os responsáveis por essa projeção de objetos virtuais no mundo real.
Para que a realidade virtual exista é necessária à existência de um objeto real que possua alguma marca de referência cuja existência é fundamental para a interpretação e criação do objeto virtual, câmera ou dispositivo que transmita a imagem do objeto real, software que interprete o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.
O funcionamento se dá da seguinte maneira:
* É colocado em frente à câmera ou dispositivo o objeto real para que esta capte a imagem e a transmita ao equipamento que fará a interpretação;
* Ao ‘’visualizar’’ o objeto, a câmera enviará, em tempo real, as imagens do objeto para que o software gere a imagem virtual;
* O software é programado para retornar o objeto virtual a depender do objeto real exibido à câmera;
* O dispositivo de saída, monitor, por exemplo, exibe a imagem virtual do objeto sobre o próprio, uma superposição.
As aplicações da realidade aumentada têm uma série de aplicações, a citar a industria de games que visa proporcionar um grau de realidade maior aos seus jogos, bem como na medicina onde será possível realizar procedimentos cirúrgicos à grande distância.

Abaixo segue um link com um vídeo em que é realizado um teste com essa tecnologia:

http://www.youtube.com/watch?v=OT4UAEZeax4

Nenhum comentário:

Postar um comentário